Pages

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

[Política] Conclusão geral sobre os Movimentos ocorridos no Brasil


O Brasil vem passando por um momento histórico desde o mês de junho desse ano. Eu estou me referindo ao fato que jovens de todas as classes sociais, idosos e todos aqueles que se sentem insatisfeitos com o nosso governo, resolveram sair às ruas para manifestarem sua insatisfação contra os governantes e acima de tudo pedem por justiça e melhorias em todos os setores sociais. Em princípio começou com São Paulo com liderança do movimento "Passe Livre" e se espalhou por todo o país.

Em um primeiro momento alguns pensaram que as manifestações tinham estourado por causa do aumento das passagens de ônibus, mas a realidade vai muito além dos R$ 0,20 sugeridos por alguns sites internacionais e até mesmo dentro de nosso país.

As pessoas saíram as ruas pedindo por melhorias nos transportes públicos, por reformas, bom atendimento e condições nos hospitais, contra a PEC 37, que é uma emenda Constitucional que tira o poder investigativo do ministério público, por melhores escolas, pelo fim da roubalheira dos governantes e até por nossa excelentíssima Presidente ter gasto tanto com a realização da Copa do Mundo de Futebol em nosso país. Enfim o povo brasileiro saiu as ruas para expressar sua insatisfação e finalmente como tantos disseram nas redes sociais, O gigante  acordou!


As manifestações de 2013 lembram bastante a de gerações passadas como a "Diretas Já" (de 1983/1984) e o movimento dos "Caras Pintadas"(1992). 

Entenda as "Diretas Já"

Com o regime da ditadura Militar os cidadãos não podiam votar para presidente, não existia democracia e quem era contra o governo era perseguido e preso.


Reconhecida como uma das maiores manifestações populares já ocorridas no país, as “Diretas Já!” foram marcadas por enormes comícios onde figuras perseguidas pela ditadura militar, membros da classe artística, intelectuais e representantes de outros movimentos militavam pela aprovação do projeto de lei. Em janeiro de 1984, cerca de 300.000 pessoas se reuniram na Praça da Sé, em São Paulo. Três meses depois, um milhão de cidadãos tomou o Rio de Janeiro. Algumas semanas depois, cerca de 1,7 milhões de pessoas se mobilizaram em São Paulo.


Mesmo realizando uma enorme pressão para que as eleições diretas fossem oficializadas, os deputados federais da época não se sensibilizaram mediante os enormes apelos. Com isso, por uma diferença de apenas 22 votos e um vertiginoso número de abstenções, o Brasil manteve o sistema indireto para as eleições de 1985. Para dar a tal disputa política uma aparência democrática, o governo permitiu que civis concorressem ao pleito. 

Entenda "Caras Pintadas"

O movimento do 'Caras Pintadas" foi o movimento realizado no ano de 1992 que tinha como principal objetivo o Impeachment do então presidente da república Fernando Collor de Mello, o primeiro presidente eleito de forma direta pelo povo após o fim da ditadura militar, mas logo após assumir a presidência, em 1990, Fernando Collor de Mello já começou a receber críticas pela forma que ganhou a eleição, sendo acusado de manipulação da opinião pública. A situação ficou ainda pior com o desenrolar de seu governo. Para contar os altos índices inflacionários da época, Collor tomou medidas radicais, mudando a moeda nacional, criando impostos, reduzindo incentivos e, principalmente, confiscando o dinheiro na poupança dos brasileiros. Tudo isso fez parte do chamado Plano Collor e tudo isso desagradou muito a população brasileira.

A situação do governo de Fernando Collor de Mello ficou ainda pior quando, no início de 1992, seu próprio irmão, Pedro Collor de Mello, fez uma denúncia de corrupção no governo presidencial. O volume de acusações introduziu uma grave crise governamental e o presidente foi acusado de enriquecimento ilícito, evasão de divisas e tráfico de influência. O somatório de crimes irritou a população, já descontente com as medidas implementadas pelo Plano Collor. Assim, iniciou-se uma campanha pela ética na política e os estudantes começaram a se organizar para protestos contra o governo pedindo o impeachment do Presidente. Este ocorreu nos meses iniciais de 1992, logo após as denúncias de corrupção. A CPI julgava o caso e os estudantes se manifestavam exigindo o impeachment do presidente em exercício no Brasil. O movimento tomou as ruas das principais cidades brasileiras e recebeu esse nome justamente porque os estudantes reuniam-se com seus rostos pintados com as cores da bandeira do Brasil, verde e amarelo, para manifestar contra a corrupção na presidência. No final do ano de 1992, no dia 29 de dezembro, Fernando Collor de Mello renunciou ao seu cargo na expectativa de manter seus direitos políticos. No entanto, a pressão do movimento dos Caras Pintadas foi tamanho que o Congresso Nacional se sentiu forçado a julgar o caso e realmente concluir pela deposição do presidente, que foi substituído por seu vice, Itamar Franco.

Marcha ou Passeata dos Cem Mil

Rio de Janeiro, 26 de junho de 1968, dia em que ocorreu um dos atos mais importantes contra a ditadura militar instaurada no Brasil. Antes da passeata dos 100.000, já havia ocorrido manifestações estudantis nas ruas, sempre reprimidas pela polícia, com mortes de estudantes e a prisão de mais de 300 pessoas.
Foi permitida, depois de dias sangrentos, uma manifestação marcada para o dia 26 de junho, uma manifestação vigiada por mais de 10 mil policiais e que era composta por estudantes, artistas, religiosos e intelectuais pelas ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro. Além de protestar contra a ditadura, os estudantes protestavam contra a privatização do ensino, na época, já sinalizada pelo governo.

O governo abria caminhos para a instauração do ensino particular pago em todos os níveis, incluindo o superior, e a tendência de cursos pragmáticos com o intuito de somente formar mão-de-obra para as empresas capitalistas, esquecendo a formação de cidadãos. A política educacional do MEC, naquela época, estava sob influência de técnicos norte-americanos.

A passeata dos 100.000 iniciou às 14 horas, com cerca de 50 mil pessoas, número que dobrou em 1 hora. Depois da passeata, houve uma reunião entre o então presidente Costa e Silva e os universitários Franklin Martins e Marcos Medeiros, na qual foi solicitada a libertação de estudantes presos e o fim da censura.


No mês seguinte, o governo militar proibiu qualquer manifestação pública no país, o que gerou a prisão e mortes de vários estudantes. Em 21 de agosto de 1968, o projeto de lei de anistia aos estudantes foi rejeitado pelo Congresso. A legalização da repressão ocorreu através do AI-5, Ato Institucional nº5, em 13 de dezembro de 1968.

Conclusão Final

Após analisarmos os movimentos Caras Pintadas (ocorrido em 1992), Diretas Já (ocorrido entre 1983/1984), Manifestações de Junho (ocorrido neste ano de 2013) e Marcha dos 100 mil (ocorrido em 1968), onde tivemos o privilégio de ter um maior conhecimento, agora é hora de fazermos uma conclusão geral do assunto destacando as semelhanças e diferenças entre elas. Como todos sabem, todos os movimentos citados referem-se às lutas pelo direitos da população.

- Semelhanças:

Tanto nas manifestações ocorridas em Junho deste ano (2013), quanto as restantes percebemos um apelo gritante por melhorias em todos os setores sociais, as pessoas saíram às ruas a princípio em menor quantidade e foram ganhando força com o passar do tempo. Em todas as manifestações citadas percebemos que a classe predominante nos protestos foi a dos estudantes. Todas as manifestações eram de certa forma contra o governo e defesa dos direitos civis, políticos, sociais e humanos.

- Diferenças:

Em todas as manifestações citadas, percebemos algumas diferenças com as atuais ocorridas em Junho deste ano. Na Marcha dos 100 mil e nas Diretas Já, percebemos um apelo pelos direitos políticos.
Nas manifestações dos Caras Pintadas com as atuais percebemos que os fatores predominantes eram bem mais os direitos sociais e humanos, o que nos leva a crer que com o passar dos anos, o povo Brasileiro amadureceu a ideia de lutar contra qualquer tipo de injustiça e aprendeu que a força que uma sociedade pode ter, está ligada diretamente aquilo que se acredita. Quando vimos em 2013 que as manifestações eram compostas por pessoas de diversas classes sociais, idades e gêneros, notamos uma unificação e um desejo de um Brasil melhor para todos, sem exceção.

Suplementos Alimentares

Quem pratica atividade física, sabe o tamanho do bem estar que ela proporciona, além de ser benéfica ao combate e controle de muitas enfermidades.
Existem diversos tipos de suplementos alimentares. Tem aqueles que são compostos por proteias, carboidratos, aminoácidos e vitaminas.
Por vezes, a musculatura pode ser micro lesada e o uso de suplementos alimentares, fornecem ao corpo nutrientes necessários para a recuperação e o preparo para a próxima série de exercícios.

Os compostos por proteínas são: Whey Protein, Caseína, Albumina e Creatina. Os compostos por carboidratos são: MaltoDexitrina, Dextrose, Hipercalóricos em geral (massas). Um famoso suplemento feito por aminoácidos é o BCAA (Cadeia Ramificada de Aminoácidos). E os de vitaminas são os chamados Polivitamínicos.

O Whey Protein, é um suplemento alimentar de rápida absorção, composto de proteína extraída do soro do leite durante o processo de transformação do leite em queijo. Indicado a pessoas que praticam atividades físicas diariamente e exigem do corpo, muita força e desgaste, também é considerado a melhor fonte de proteínas.

Principais vantagens em comparação com outras fontes proteicas são:
Maior valor biológico.
Promove maior retenção do Nitrogênio(fatos de crescimento muscular).
Absorção mais rápida .
Possui um maior teor de Aminoácidos de cadeia ramificada(BCCA's).
Livre de Lactose .
Rica em ocorrência natural de Glutamina(aminoácido não essencial que promove maior efeito de volumilização celular).
Possui valor estimulante do sistema imunitório que sobrevive ao processo digestivo.     
Conheça os diferentes tipos de whey protein.

Whey Protein Isolado (WPI): este tipo de whey é praticamente livre de lactose (podendo ser utilizado por pessoas com intolerância à lactose), gordura e colesterol. O processo de filtração quebra a estrutura das proteínas. Esse tipo de whey é indicado principalmente no pós-treino imediato devido à sua rápida absorção e garantia do aporte imediato de aminoácidos estimulando a regeneração muscular. Com o avanço dos processos tecnológicos, hoje, tem-se dois tipos diferentes de wheys isolados e com características e propriedades diferentes:
Isolado ion-change: em português, whey isolado por troca-iônica. O whey é aquecido e as proteínas passam por um processo químico para separá-las e quebrá-las. Este método é o mais antigo e tem desvantagens, pois o aquecimento desnatura as proteínas, e o processo químico aumenta demasiadamente a quantidade de sódio do produto.
Isolado microfiltrado a frio: é o processo mais moderno de filtração que garante a integridade e a pureza das proteínas. A filtragem das proteínas é mecânica, por vários tipos de filtros, e ocorre em baixas temperaturas, assim, garantindo que as frações quebradas de proteína mantenham-se bioativas, ou seja, não sofram desnaturação, dessa maneira, garantindo a funcionalidade biológica das mesmas (imunológicas, moduladoras hormonais, entre outras funções). Não passando por processamento químico, este whey é o que apresenta o mais baixo teor de sódio.
Whey Protein Concentrado (WPC): é uma proteína que passa por filtragens que não eliminam completamente a gordura e a lactose da fórmula, e a estrutura da proteína se mantém intacta, passando normalmente pelo processo natural de digestão, que é relativamente lento. Algumas pessoas podem ter dificuldade em digerir este tipo de whey por conter a proteína íntegra e pela presença da lactose em sua composição, principalmente os alérgicos á proteína do leite e os intolerantes à lactose.
Whey Protein Hidrolisado (WPH): o whey protein hidrolisado é aquele que passa por um processo em que as moléculas de proteína do soro do leite são quebradas em partículas menores através de hidrólise, processo similar ao digestivo, disponibilizando praticamente os aminoácidos livres, fazendo com que a digestão e a absorção se tornem ainda mais rápidas. É conhecido como whey protein pré-digerido. O whey 100% hidrolisado pode ser uma alternativa para as pessoas que apresentam intolerância à lactose e/ou alergia às proteínas de origem animal.



BEEF PROTEIN – Proteína isolada da carne
  • O Beef Protein é a proteína isolada da carne (da mesma forma que a whey é isolada do soro do leite) e tem rápida digestão e absorção também. A diferença é que alguns estudos têm mostrado que a proteína da carne é mais anabólica e concentrada, inclusive, seus teores de BCAA’s são maiores, ela possui naturalmente mais creatina e é rica em ferro (2,1mg a cada 40g de produto!). Excelente para pessoas que como eu, não comem carne vermelha na dieta!
    O Beef Protein, apesar de ser isolado, conta com uma pequena quantidade de carboidratos (4,8g por 40g de pó) para aumentar secreção de insulina e otimizar a absorção do produto, favorecendo o anabolismo (ganho muscular). O Beef Protein também é rico em vitaminas e minerais.
    Além do que o suplemento é 0% açúcar, 0% lactose, 0% gordura, baixo sódio e 0% colesterol, ou seja, você terá todos os benefícios da carne vermelha com isenção das substâncias que fazem mal à saúde.


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Who we are?

Ana Carolina Franco - Estudante do último ano do colegial de 17 anos, atriz de teatro, capricorniana com ascendente em Aquário. Apaixonada pela vida, família, amigos, astrologia, games, músicas de diferentes gêneros, filmes, fotografia e dança. Uma futura escritora, publicitária, fotógrafa e viajante do mundo.

Luan Andrade - Gosta de envolver-se na música, instrumentos musicais e atividades físicas. A meta de vida é obter um sucesso social e profissional. Atividades culturais como: música, teatro e cinema são as favoritas.

Guilherme Lima - A minha meta de vida é obter um bom desempenho profissional, construir uma família e ter uma boa estabilidade financeira. Gosto de frequentar cinema com amigos e familiares.

Vinicius Almeida - Adoro áreas culturais como música e livros de auto ajuda. Meta profissional é obter um bom rendimento financeiro e social. 
Tecnologia do Blogger.