Pages

terça-feira, 17 de setembro de 2013

[DICAS] Inscrições abertas na Unesp!


Hey galerinha, tenho novidades!
Ontem (16), a Unesp (Universidade Estadual Paulista) abriu as inscrições para o vestibular 2014. A inscrição deverá ser realizada até o dia de 15 de outubro com a taxa no valor de R$130,00 e você poderá entrar nos sites www.vunesp.com.br e vestibular.unesp.br para realizar a inscrição.
A primeira fase da prova será realizada no dia 17 de novembro (com 90 questões de múltipla escolha) e nos dias 15 e 16 de dezembro, (a segunda fase com questões dissertativas e redação). Vale lembrar que o resultado final será divulgado no dia 27 de janeiro de 2014.


Beijinhos,
Ká ;)

A importância da Matemática em nossas vidas

Hey galerinha, hoje vamos falar sobre Matemática!
Nós sabemos que a matemática não é uma das matérias favoritas de nós alunos, porém temos algumas formas divertidas de compreendê-la e também de identificá-la tanto na vida social, econômica, cultural, quanto na tecnológica também.


A matemática está presente em todas as situações, se olharmos ao nosso redor podemos perceber sua presença nos contornos, nas formas dos objetos, nas medidas de comprimento, na escola, em casa, no lazer e nas brincadeiras. Seu desenvolvimento está ligado à pesquisa, ao argumento, ao interesse por descobrir o novo, investigar situações, por desafios... É a ciência do raciocínio lógico.

Atualmente, a matemática consiste na ciência mais importante do mundo moderno, sendo abordada desde as séries iniciais. Sua relação com o cotidiano exige das pessoas um conhecimento mais amplo da disciplina, por isso devemos dar uma maior atenção ao seu estudo na escola.

Algumas de suas aplicações estão relacionadas a financiamentos, operações comerciais de compra e venda, construções, investimentos financeiros, aplicações bancárias, cálculos operatórios básicos, entre outros.


Iremos relacionar como um todo a questão da matemática no cotidiano, envolvendo todas as características citadas acima. 

Primeiramente, quando mudamos a nossa ''fase'' da época de podermos agir como crianças, para um ''nível'' maior, começamos à perceber que não aprendemos matemática à toa. Ao nos tornarmos adolescentes (principalmente nos dias de hoje), percebemos o quanto é importante estarmos conectados ao mundo; e quase não percebemos que a matemática está ligada à isso também, afinal, para construir aparelhos celulares, tablets, carros ou qualquer outra coisa que envolva a tecnologia, a matemática está presente. Como poderíamos saber o peso de um celular sem calculá-lo? Ou então saber o tanto de espaço que o dispositivo pode aguentar? Ou definir seu tamanho e informá-lo ao cliente? Tudo isso envolve matemática. 

Um exemplo relacionado à questão econômica bem clássica é em relação ao dinheiro (que automaticamente nos lembra economia), pois um indivíduo que possui dinheiro e não sabe como fazê-lo render provavelmente não entende o quanto é importante, e sairá perdendo. 
Se uma pessoa tem uma renda mensal de um salário mínimo, obviamente ela irá fazer com que o dinheiro dure (e nisso exige muitos cálculos); ou quando vamos ao mercado, precisamos calcular exatamente o que poderá e o que deve ser gasto. 

Um exemplo cultural, é quando visitamos à uma Exposição de arte, as pinturas. Se as pessoas observassem bem, podemos captar o tamanho da pincelada do pintor, o espaço entre elas, o tamanho do papel (ou quadro), em que o pintor usou para fazer sua obra de arte. Tudo isso está matematicamente envolvido. Não somente em museus (que envolvem a cultura), mas até em Bosques e Hortos que fazem parte do lazer; o tamanho do ambiente, quantos metros quadrados ele possui, a distância do chão para as árvores... Tudo isso e mais um pouco, como exemplo.

Ou seja, como citamos logo no início desta postagem, a matemática faz parte da nossa vida desde que o mundo é mundo, não importa o que seja, ela está presente. Seja no seu computador (principalmente), televisão, azulejos, cozinha, carro, aparelhos eletrônicos, roupas, sapatos, unhas, mãos, pés, olhos... QUALQUER coisa tem a matemática envolvida. Quando vamos comprar um sapato, precisamos perguntar o número e o quanto custa. E para saber sobre os números, passamos pela escola e aprendemos em MATEMÁTICA. Quando vamos doar sangue, precisamos ter a consciência da quantidade de sangue que precisará ser colhido... São vários os exemplos, e por mais que não sejamos fãs de carteirinha, temos que saber que ela faz e sempre fará parte de nossas vidas.

Por isso aprendemos que Galileu estava certo em sua conclusão "A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo". ;)


Tecnologia do Blogger.